CURSOS PRESENCIAIS

Curso de Mediação e Conciliação Judicial
(nos moldes da Resolução 125 CNJ e Legislação Complementar - São Paulo) voltado para capacitar Surdos e Intérpretes de Libras

PRESENCIAL

  • DIAS:
    23, 25, 30 de Março e 01, 03, 06, 08, 13, 15, 17 e Abril 2020
    Segundas, quartas e sextas quinzenais

    HORÁRIO:
    das 8:00 às 12:30 horas

  • Carga Horária: 102 horas - Módulo Teórico: 42 horas e Módulo Prático- 60 horas (ou o mínimo exigido pelo CNJ)
  • Certificado pelo Instituto através do Instituto IDEAALL , habilitado pelo NUPEMEC - TJSP
  • Investimento: 2.000,00, 5% desc. à vista e parcelamento em 5X no Cartão

SOBRE

  • CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADOR E CONCILIADOR JUDICIAL NOS MOLDES DA RESOLUÇÃO 125 DO CNJ E LEGISLAÇÃO
    COMPLEMENTAR – SÃO PAULO 
  • A carreira de Mediador foi regulamentada pela Lei 13.140/2015, para atuação nos âmbitos privado e judicial, atualmente, vem ganhando força com a entrada em vigor do Código de Processo Civil, Lei 13.105/2015, que deve impulsionar o trabalho remunerado pelas nas câmaras privadas.
  • A Lei Estadual n° 15.804/2015 prevê a remuneração para Mediadores e Conciliadores Judiciais.
  • As instituições privadas estão à procura de mediadores para atuação interna e externa, para uma mudança de paradigma na forma de gestão e resolução de conflitos nas empresas.
  • Abertura de um novo mercado de trabalho para os Surdos e Interpretes
  • Capacitação dos profissionais da comunidade surda em atuar como facilitadores da justiça em
  • CEJUSCs, Câmaras Privadas e orgãos públicos

OBJETIVO:

  • Contribuir para o fomento e implantação da cultura de pacificação social, através do desenvolvimento de habilidades de profissionais de qualquer formação universitária, na área de mediação de conflitos e outros métodos dialógicos objetivando a melhora e/ou aperfeiçoamento do desempenho de suas funções, promovendo a capacitação dos participantes para atuarem como conciliadores e mediadores judiciais nos CEJUSCS e privados em Câmaras privadas. 
  • Conferir aos Deficientes Auditivos, a oportunidade de receber um tratamento em igualitário nos CEJUSCs ou Câmaras Privadas. 

 

PÚBLICO-ALVO:

  • Profissionais da comunidade surda e interpretes de libras; com curso de graduação em qualquer área há 2 anos (para atuar como mediador judicial) ou cursando 3º ano ou 5º semestre do curso superior (para atuar como conciliador judicial).
  • Fora desses requisitos o participante obterá somente o Certificado de Mediador/ Conciliador extrajudicial).

COORDENAÇÃO:
ACADÊMICA:

  • Mara Lúcia Giometti Bertonha Tatit

EXECUTIVA:

  • Evelin Fabiola Mariano Vollmer e Jemima Analla

Detalhes do Curso

PERÍODO:

  • de 23 de Março a 17 de Abril  de 2020

DATAS E HORÁRIOS: 

  • SEGUNDAS  E QUARTAS-FEIRAS E SEXTAS QUINZENAIS :  23, 25 e 30 de Março de 2020 e 01, 03,  06, 08, 13,15  e 17 de Abril 2020 das
  • 8:00 às 12:30 horas (DIÚRNO)  

MODALIDADE:   Turma presencial

CARGA HORÁRIA

  • 102 horas ( Módulos I – 42 horas Teóricas  em 12 aulas e o Módulo II – 60 horas
  • ou a carga horária mínima determinada pelo CNJ –  Estágio Supervisionado CEJUSCs do Poder Judiciário

FREQUÊNCIA:

  • Exigência de 100%

TOTAL DE AULAS:

  • 10 aulas

CERTIFICAÇÃO: 

  • Este curso será certificado pelo Instituto de Desenvolvimento Avançado da América Latina de Mediação em Libras S/S Ltda.- entidade credenciada pelo NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Observação 1:

  •   A emissão do certificado dependerá do cumprimento por parte do aluno de todos requisitos exigidos pelo referido curso,  obedecendo as diretrizes do Regulamento 125 do CNJ.

Observação 2:

  • A realização do curso dependerá da formação de turma de no mínimo 20 inscritos.

 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E INSCRIÇÃO:

  • – através dos telefones: 
  • Fixo: 11 3564-0481, Celular: 11 99292-3248 (Mara) e 11 99800-1909 (Evelin)
  • emails:  mara@ideaallmediacao.com.br evy@ideaallmediacao.com.br

LOCAL: 

  • Sala de Aula do IDEAALL  Rua Dr. Cardoso de Melo, 1450, 2º andar, conjunto 206, Vila Olímpia, São Paul

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MEDIADOR E CONCILIADOR COM OS PARÂMETROS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR

AULAS –  CARGA HORÁRIA – 42 HORAS – MÓDULO I – PARTE TEÓRICA – 12

AULA 01 – POLÍTICA PUBLICA DE TRATAMENTO ADEQUADO DE CONFLITOS E INTRODUÇÃO AOS MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS – MASC’S. MÉTODOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS – MASC’S.

  • Fundamentos de Políticas Públicas em
  • Resolução de Conflitos implantada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. A
  • Resolução 125 e o acesso à justiça. A importância da implantação do Núcleo
  • Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC e dos
  • Centros Judiciários de Solução de Conflitos – Cejusc e suas funções e
  • objetivos.


AULAS 02 –  COMUNICAÇÃO –  TEORIAS E LINGUAGENS COMPLEMENTARES

  • Bases
  • Teóricas do Processo de Comunicação. Conceitos. Linguagem como instrumento da
  • comunicação. Comunicação nas pautas de interação: categorias de comunicação.
  • Relações Humanas em seu contexto físico, sociocultural e psicológico. Barreiras
  • da Comunicação. Apresentação de Vídeos, aplicação de dinâmicas e exercícios
  • simulados. Linguagens complementares (libras, signos e símbolos).


AULA 03  – TEORIA MODERNA DO CONFLITO

  • Conceitos
  • de conflito.  Espiral do conflito. Modos
  • de terminação ou resolução do conflito. Relação entre conflito e direito: processos
  • construtivos e processos destrutivos. Vídeos, aplicação de dinâmicas e
  • exercícios simulados.


AULA 04 – APRESENTAÇÃO E PANORAMA DOS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

  • Panorama
  • atual nacional e internacional. Cultura de Paz. Métodos Autocompositivo e
  • Heterocompositivo. Características de cada processo de resolução de conflitos.
  • Negociação. Mediação facilitadora e mediação avaliadora (Leonard Riskin).
  • Conciliação. Arbitragem e processo judicial. Processos Híbridos.


AULA 05 – LEGISLAÇÃO QUE DISCIPLINA OS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS. 

  • Parte I – A Conciliação e Mediação na Lei 13.105/2015. Artigos: 165, 166,
  • 167, 168, 169, 175, 334 e 335. Legislação brasileira: Resolução 125/2010 e
  • Emenda 1/2013 do CNJ -Código de Ética– Ética de conciliadores e mediadores – 
  • O terceiro na função de conciliar e mediar.  Postura, deveres  e
  • limites de atuação.  Lei de Mediação Nº 13.140 de 26 de Junho De 2015
  • e  Lei de Remuneração dos Conciliadores/Mediadores Lei 15.804 de 22 de
  • Abril de 2015.  Lei 13.129/2015 (Lei de
  • Arbitragem).



AULA 06 –  CONCILIAÇÃO –  ÂMBITOS JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

  • Conceito.
  • Princípios da conciliação. Procedimento da conciliação. Papel do conciliador. 
  • Áreas de utilização da conciliação: empresarial, civil, penal, familiar. A
  • conciliação no novo Código de Processo Civil.  Procedimento da
  • conciliação: Planejamento da sessão. Estabelecimento do rapport. Declaração
  • de abertura. Escuta ativa.  Reunião de informações. Identificação de
  • questões, interesses e sentimentos. Agente de realidade. Recontextualização.
  • Espelhamento. Resumo e intervenção do conciliador. Dinâmica e exercícios.


AULA 07  – MEDIAÇÃO – PARTE I – PANORAMA DA MEDIAÇÃO

  • Princípios
  • da mediação. Processo de mediação: Judicial e Extrajudicial. Agentes e fatores
  • da Mediação. Escopo da mediação. O procedimento da mediação. Âmbito da
  • mediação. A formação do Mediador. Escopo da mediação. Escolas de mediação.
  • Ênfase no modelo de mediação avaliativa (Leonard Riskin).


AULA 08 MEDIAÇÃO -– PARTE II – PROCEDIMENTO DA MEDIAÇÃO

  • Procedimento da Mediação. Papel do mediador. Papel
  • dos advogados na mediação. Pré-mediação. Declaração de abertura. Reunião de
  • informações. Identificação de questões, interesses e sentimentos. Ferramentas
  • da mediação: espelhamento, resumo, verificação (check-in). Resolução de
  • questões. Aproximação das partes para o acordo. Elaboração do acordo pelos
  • advogados.  Encerramento da sessão com
  • acordo. Encerramento sem acordo. Aplicação de dinâmicas e exercícios simulados
  • e apresentação de vídeos.


AULA 09 – JUSTIÇA RESTAURATIVA E MEDIAÇÃO PENAL.

  • Panorama da Justiça Restaurativa.  Conceito.
  • Âmbito.  Justiça Retributiva e Justiça Restaurativa. Técnicas e ferramentas.
  • Círculos restaurativos. Procedimento de mediação Vítima-ofensora. Fases e
  • ferramentas. Âmbito de Aplicação. Aplicação às infrações de menor potencial
  • ofensivo. Procedimento da mediação. Escopo da mediação. Projeto Cantareira de
  • Mediação Penal do Ministério Público do estado de São Paulo.


AULA 10  – TEORIA DA NEGOCIAÇÃO

Negociação:

  • Conceito. teoria e ferramentas. Tipos de Negociação: Distributiva e
  • Integrativa Técnicas Básicas de Negociação. Vídeos, dinâmicas e exercícios
  • simulados. Aplicação de  dinâmica,
  • exercícios e análise dos resultados.


AULA 11 – ARBITRAGEM

Conceito. 

  • Origem e
  • princípios jurídicos que regem a arbitragem no Brasil. Natureza.
  • Arbitrabilidade objetiva e subjetiva. Tipos: ad hoc e institucional. Matérias
  • excluídas da arbitragem. Vantagens da arbitragem. Cláusula compromissória e
  • compromisso arbitral. Contrato de arbitragem. Contrato de Árbitro. Competências
  • do Árbitro. Outros aspectos de interesse relacionados com a arbitragem: laudo;
  • recursos em matéria de arbitragem, regulamento de arbitragem, sede da
  • arbitragem, sentença arbitral e tribunal arbitral. Exercícios de elaboração de
  • cláusulas compromissória e escalonada.


AULA 12 – ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PODER JUDICIÁRIO (MÓDULO II).

  • Orientação e preparo para o ingresso no estágio
  • supervisionado. Estrutura do Cejusc. Requisitos para o início do estágio.
  • Conduta. Sigilo. Atividades do Estágio. Agendamento no Cejusc. Prazo. Carga
  • horária.


AULA 13 – PRÁTICA PARA REFLEXÃO DO PAPEL DO CONCILIADOR/MEDIADOR. ÉTICA DO CONCILIADOR/MEDIADOR.

  • APLICAÇÃO DE DINÂMICAS E EXERCÍCIOS SIMULADOS.
  • Estudo de um caso prático. Simulação e exercícios
  • para reflexão do papel do conciliador/mediador e da importância da ética na
  • função.


CONCLUSÕES

E AVALIAÇÕES: ESCRITA E PRÁTICA (EXERCÍCIO SIMULADO) SOBRE O CONTEÚDO

PROGRAMÁTICO – ATIVIDADE EM GRUPO: EXERCÍCIO – AVALIAÇÃO FINAL:

Caso Prático

OBS: O PROGRAMA E/OU O CORPO DOCENTE PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO PARA MELHOR ATENDER AOS PROPÓSITOS DO CURSO

ENCERRAMENTO DO CURSO: 

  • Com a entrega das Declarações de Conclusão do Módulo I (Parte teórica) aos participantes pelos
  • representantes do IDEAALL MEDIAÇÃO EM LIBRAS S/S LTDA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

QUESTIONÁRIOS – os quais poderão ser entregues ao final do módulo I.

MÓDULO II – OBRIGATÓRIO PARA ATUAÇÃO JUDICIAL – 60 A 100 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PODER JUDICIÁRIO (NO PRAZO DE 12 MESES A CONTAR DA FINALIZAÇÃO DO MÓDULO I

INFORMAÇÕES GERAIS – AULA 12

OBS: O CERTIFICADO FINAL (SOMENTE SERÁ CONCEDIDO AO ALUNO QUE CUMPRIR TODAS AS EXIGÊNCIAS DO CURSO – MÓDULOS I E II)

NO PRAZO DETERMINADO PELO NUPEMEC

Galeria de Fotos do Último Curso

  • O Curso de Mediadora Extrajudicial foi um marco importante na minha vida. Sou surda e tenho enfrentado diversos desafios profissionais e pessoais. Nossa comunidade recebe muito poucas propostas de cursos inclusivos que nos ajudem a entrar no mercado de trabalho. Agradeço de coração a atitude do Ideaall em nos dar esta oportunidade fantástica. 

    Ana Paula

    Professora 1 grau
  • Sou mediadora formada e atuante nos CEJUSCS de São Paulo e fiz o curso também para revalidar meus conhecimentos. Adorei as dinâmicas em aula e o nível dos docentes. 

    Jemima

    Administradora Empresas
  • O Curso foi uma oportunidade fantástica de alem aprender a facilitar a comunicação entre as pessoas que me circulam. Aprendi como participar ativamente na facilitação dos diálogos entre partis conflitantes no meu meio de trabalho. 

    Nara Interprete Libras

    Interprete
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